A Samsung encontra-se a reforçar a segurança dos utilizadores em dispositivos da empresa, com uma nova funcionalidade que pretende proteger os mesmos de ataques conhecidos como "zero-click".
Os ataques zero-click são normalmente enviados sobre mensagens, e ocorrem quando um determinado conteúdo é enviado em anexo das mensagens, e pode instalar spyware ou outro código malicioso nos dispositivos, sem a necessidade de interação dos utilizadores.
Este género de ataques têm vindo a ficar consideravelmente mais populares nos últimos anos, sendo que um dos mais reconhecidos foi o ataque de 2020, que era usado no iOS para instalar o spyware Pegasus em telefones de jornalistas e ativistas – e que terá realizado as atividades entre 2017 e 2020.
A pensar nisto, a Samsung revelou que vai adicionar uma nova funcionalidade sobre os seus dispositivos, conhecida como Message Guard. Esta nova funcionalidade foca-se em proteger os utilizadores de ataques zero-click.
A empresa garante que esta nova funcionalidade pode proteger os dispositivos de ataques, antes mesmos destes acontecerem. O mesmo coloca imagens em formato PNG, JPG/JPEG, GIF, ICO, WEBP, BMP, e WBMP sobre uma quarentena, identificando as que tenham conteúdos potencialmente maliciosos.
O conteúdo é analisado numa sandbox isolada, sendo que o sistema verifica o código da imagem para identificar possíveis códigos maliciosos na mesma. Se for identificado, o conteúdo é neutralizado e o utilizador informado de tal.
Esta nova funcionalidade encontra-se desde já disponível para o Galaxy S23, e espera-se que venha a chegar a outros modelos da linha durante os próximos meses. De momento esta funciona com o Samsung Messages e a aplicação de mensagens da Google.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!