1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

logo da apple sobre fundo verde

 

A Apple encontra-se a ser o alvo da Competition and Markets Authority (CMA), nomeadamente no que respeita à investigação das práticas da empresa em diferentes mercados. Esta entidade do Reino Unido encontra-se a analisar as práticas da empresa, nomeadamente no que respeita aos sistemas operativos de ambiente fechado.

 

Em causa encontra-se a forma como os sistemas da Apple tendem a ser bastante fechados, ao ponto de levar as autoridades a considerar que a Apple se encontra a realizar práticas anti competitivas no mercado.

 

Face a estas acusações, a Apple tem vindo a responder de forma direta, e recentemente deixou mais alguns detalhes nesse sentido. A empresa voltou a deixar críticas nas acusações da CMA, desta vez indicando que a entidade reguladora pode transformar o iOS num "clone do Android", o que acabará por prejudicar os clientes da marca.

 

Em causa encontra-se uma investigação da CMA sobre como a Apple limita o uso de navegadores dentro do seu sistema, obrigando os mesmos a usarem apenas o motor base do WebKit – o mesmo que se encontra no Safari. Ou seja, navegadores como o Chrome e Firefox, apesar de serem de entidades diferentes, no iOS apenas podem usar o motor base do WebKit.

 

Numa carta enviada pelos advogados da empresa à CMA, a entidade afirma que permitir a capacidade de navegadores externos usarem algo diferente do WebKit pode vir a prejudicar a forma como aplicações web são fornecidas e como as atualizações são disponibilizadas dentro do sistema operativo.

 

De notar que a CMA afirma que a Apple limita a capacidade de navegadores terceiros usarem recursos do sistema ao travar o desenvolvimento do próprio WebKit – que se encontra bastante atrasado em termos tecnológicos face aos motores alternativos.

Ao mesmo tempo, a entidade também pretende que a Apple venha a permitir que lojas de aplicações de terceiros possam ser usadas diretamente nos seus sistemas, invés de forçar os utilizadores apenas para a App Store. Isto tem vindo a ser outro ponto de críticas da Apple, apontando que a medida pode prejudicar consideravelmente a segurança dos utilizadores do sistema da empresa.

 

Por fim, de relembrar que a CMA também se encontra a investigar a empresa por, alegadamente, ter sido feito um acordo com a Google, na qual se pretende colocar o motor de pesquisa como padrão do Safari, o que a entidade afirma prejudicar os rivais no mercado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech