1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android 14 com clone de smartphones

 

Durante o dia de hoje a Google confirmou a chegada oficial do novo Android 14 Developer Preview 1. Esta é a primeira versão de testes do futuro Android, e apesar de contar com poucas novidades, existem algumas que merecem destaque.

 

Uma delas será algo que apenas se encontrava disponível a partir de apps de terceiros, mas chegará agora de forma nativa no sistema.

Em algumas aplicações, os utilizadores podem ter mais do que uma conta ativa, mas apenas podem usar uma ao mesmo tempo, sobre o mesmo dispositivo.

 

A pensar nisso, segundo o portal XDA Developers, uma das novidades do Android 14 encontra-se agora no suporte nativo ao clone de aplicações. Esta funcionalidade permite que os utilizadores possam replicar uma aplicação com dados diferentes, permitindo ter duas versões instaladas no sistema.

 

Esta funcionalidade vai permitir o uso de até duas versões da app, o que teoricamente permite duas contas por app. De momento a funcionalidade parece encontrar-se disponível apenas para um conjunto de apps definidas pelos fabricantes - neste momento o Facebook, Telegram e Discord são algumas das que parecem funcionar.

 

android 14 com clone de apps

 

Para usar esta funcionalidade, o Android cria um segundo perfil de utilizador dentro do sistema, onde as apps clonadas são instaladas. Como este perfil não partilha dados com o perfil principal, isto permite que sejam mantidas duas versões diferentes da mesma app.

 

Esta funcionalidade era algo que aplicações de terceiros já realizavam para funcionalidades idênticas. A diferença encontra-se que agora estará integrada diretamente no Android e será consideravelmente mais simples de usar.

Ao mesmo tempo, algumas versões modificadas do Android feitas pelas fabricantes contam também com esta funcionalidade integrada.

 

De notar, no entanto, que a versão agora disponível do Android 14 ainda se encontra em desenvolvimento, portanto algumas das suas funcionalidades podem modificar-se ao longo do tempo.

 

No entanto, é importante notar também que a funcionalidade, para já, encontra-se desativada por padrão. Os utilizadores apenas a podem usar caso modifiquem o sistema para tirar proveito da mesma - eventualmente a Google deve integrar a mesma como parte do Android.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech