A Gigabyte confirmou hoje o lançamento do seu primeiro SSD PCIe Gen 5, apelidado de AORUS Gen5 10000. Esta vai ser a primeira grande aposta da empresa com este género de tecnologia, com um SSD que promete o mais elevado desempenho.
O modelo conta com uma velocidade de leitura sequencial de 9500MB/s, e de escrita nos 8500MB/s. Este usa ainda o controlador Phison E26, que se encontra otimizado para controlar a leitura e escrita de dados, focando em fornecer o melhor desempenho e estabilidade.
O acessório conta ainda com um dissipador de calor opcional, que pode ser usado para arrefecer o dispositivo sobre condições mais exigentes. Este é totalmente passivo, portanto não adiciona ruído ao sistema em geral.
A linha de produtos AORUS é normalmente focada para gamers e entusiastas, mas desta vez a fabricante optou por não direcionar o disco especificamente para este mercado. Invés disso, a empresa focou-se sobre o desempenho que as novas tecnologias SSD podem oferecer.
Em parte, isto pode também dever-se ao facto que, apesar de este género de discos melhorarem consideravelmente os tempos de carregamento de jogos, a diferença para outros discos de elevado desempenho, mesmo que com suporte ao Microsoft DirectStorage, será mínima – e possivelmente os utilizadores em geral não iriam ver qualquer diferença percetível exceto em benchmarks.
De momento o AORUS Gen5 10000 encontra-se disponível por 339 dólares nos EUA, sendo ainda desconhecido quando irá chegar a mercados internacionais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!