As autoridades têm estado cada vez mais atentas aos grupos dedicados de distribuição de malware, e durante o dia de hoje foi confirmada mais uma detenção neste campo.
O FBI, em conjunto com várias autoridades a nível mundial, confirmaram ter obtido o controlo da infraestrutura associada ao malware "Netwire", tanto o domínio como os servidores usados pela mesma, e ainda a detenção de um dos principais responsáveis por este.
O Netwire trata-se de um trojan que é promovido como um software legitimo de acesso remoto aos sistemas. Quando instalado num sistema, no entanto, pode permitir aos atacantes acederem remotamente aos conteúdos e roubarem informação sensível das potenciais vítimas.
A ferramenta encontrava-se em atividade desde 2014, e ultimamente tinha vindo a ganhar bastante destaque com o aumento das atividades maliciosas.
As autoridades afirmam que, no passado dia 3 de Março, levaram a cabo a operação para tomarem controlo sobre a infraestrutura usada por este trojan, bem como a detenção de um dos principais responsáveis pela mesma. O website onde a ferramenta se encontrava a ser partilhada agora apresenta uma mensagem de ter sido apreendido pelas autoridades.
O suspeito terá sido detido na Croácia, onde se encontraria na altura do crime.
Com o encerramento da infraestrutura, as vítimas deste malware deixam também de ser afetadas diretamente pelo mesmo, uma vez que este se encontra agora em controlo das autoridades.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!