A Google acaba de confirmar que a sua plataforma rival do ChatGPT vai começar em testes públicos. A empresa encontra-se oficialmente a iniciar os testes do BARD, o sistema que pretende competir com o ChatGPT e o Bing Chat.
Este novo sistema da Google encontra-se atualmente em fase de testes, e para já apenas os utilizadores nos EUA e Reino Unido podem inscrever-se para obter acesso antecipado ao mesmo. A empresa apelida o Bard de um sistema de criação de conteúdos via IA.
Tal como acontece com o Bing Chat e ChatGPT, os utilizadores podem realizar perguntas, onde serão realizadas respostas diretas usando o modelo de aprendizagem da Google. O BARD é ainda capaz de obter os resultados de pesquisa do Google para melhorar as respostas que são fornecidas – algo similar ao que o Bing Chat realiza.
No entanto, os utilizadores podem também usar o sistema para obterem rapidamente acesso a questões que não sejam diretamente de pesquisa. A empresa sublinha que o Bard pode ser usado para aumentar a produtividade, acelerar a criação de ideias ou para explorar a curiosidade.
De relembrar que a Google revelou o BARD no mês passado, embora de forma que muitos consideram ter sido "apressada", em parte porque a Google era uma das poucas empresas que nada ainda tinha revelado dentro desta ideia, enquanto a rival da Microsoft já estava a lançar o Bing Chat ao público para testes.
Tendo em conta as demonstrações da empresa do sistema, parece que este chatbot não vai usar o mesmo modelo de criação de conteúdos "palavra por palavra", como acontece no ChatGPT. Invés disso apenas é apresentada a resposta final completa – embora a empresa sublinhe que o sistema é criado da mesma forma que qualquer outra tecnologia de IA atual.
Neste momento, o Bard é considerado um produto separado da pesquisa da Google, sendo eu o mesmo não parece obter os resultados do mesmo. Mas eventualmente, a ideia da Google será integrar os sistemas de IA com as pesquisa da empresa, e eventualmente melhorando os conteúdos que são apresentados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!