1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

USB pen a explodir

 

De tempos a tempos surgem formas engenhosas de atacantes poderem infetar sistemas das mais variadas empresas, e uma das que parece ter vindo a afetar algumas instituições de notícias nos últimos tempos encontra-se a nível de pens USB.

 

Existem vários relatos de jornalistas que, nas últimas semanas, se encontram a ser alvos de um novo ataque, em que os mesmos recebem algum género de pen USB com supostas informações importantes ou outros detalhes que possam ser de relevo para o que os jornalistas trabalhem.

 

No entanto, estes dispositivos são na realidade a origem do ataque. E não será apenas um ataque a nível de software.

Estes dispositivos encontram-se, na verdade, armadilhados como uma pequena "bomba", e quando se ligam via USB, apresentam, o sério risco de simplesmente explodirem. Algumas entidades jornalísticas no Equador encontram-se a ser alvo deste género de ataques, onde já ocorreram ferimentos sérios e danos materiais no processo.

 

Este género de ataque e prática é consideravelmente grave, não apenas pelos danos que pode causar, mas pelos riscos envolvidos de quem se encontre perto do dispositivo no momento em que este é ligado.

Este género de ataques via pens USB não são recentes, mas até agora focavam-se sobretudo em distribuir malware. Passar para ataques físicos pode ter consequências mais graves ou, eventualmente, fatais para quem se encontre próximo dos dispositivos.

 

Como sempre, a recomendação será sempre a de se evitar ligar pens desconhecidas nos dispositivos, nem mesmo com a ideia de que o sistema se encontra isolado e seguro contra ataques de malware – já que o perigo pode nem estar no software em si.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech