1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android escondido com máscara

 

Colocar uma aplicação maliciosa na Google Play Store é algo que pode ter um grande impacto, uma vez que esta plataforma é considerada o "porto seguro" para os utilizadores de dispositivos Android. No entanto, a Google também possui várias ferramentas de segurança para evitar que estas apps cheguem a ficar disponíveis para os utilizadores finais.

 

Com isto em mente, uma nova tendência de negócio parece estar a ganhar terreno no campo dos cibercriminosos: existe agora quem esteja disposto a colocar apps maliciosas na Play Store... por um preço.

 

De acordo com um estudo realizado pela empresa de segurança Kaspersky, existem cada vez mais serviços que prometem garantir a integração de uma app maliciosa pela Play Store da Google, com valores que podem variar entre os 2000 e 20.000 dólares.

O esquema propaga-se sob o Telegram e sites da dark web, onde são vendidos serviços que prometem criar aplicações de malware que ocultam as suas atividades, e podem ser colocadas na Play Store para chegarem a um mais elevado número de vítimas.

 

Estas aplicações podem mascarar-se de apps de antivírus, leitores de códigos QR, pequenos jogos e outros similares. Em alguns casos, existem ainda vendas de malware ofuscado, que permite fornecer aos interessados código que é consideravelmente mais difícil de ser analisado pelas medidas de proteção da Play Store.

 

Alguns destes serviços prometem aos utilizadores que as apps podem permanecer na Google Play Store durante, pelo menos, uma semana ou 5000 instalações. Muitas das apps levantam imediatamente suspeitas tendo em conta as permissões requeridas, muitas das vezes consideravelmente extensas para a tarefa que é prometida.

 

Em alguns casos, o código do malware possui ainda um sistema que é capaz de identificar quando a app esteja a correr num ambiente de teste – muitas vezes para análise das suas atividades ou investigações – ocultando as atividades maliciosas nessa situação.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech