1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Firefox com tradutor de sites

 

A Internet encontra-se distribuída em diferentes idiomas, e nem sempre é fácil encontrar os conteúdos que se pretende num que todos os utilizadores compreendam. Portanto, muitos navegadores atualmente contam com os seus sistemas de tradução dedicados.

 

Infelizmente, o Firefox é um dos poucos que não conta com essa funcionalidade de forma nativa. Mas isso pode vir brevemente a mudar, se tivermos em conta os mais recentes rumores.

 

Em meados de 2019, a Mozilla começou a trabalhar numa nova plataforma de tradução, que era fornecida como uma extensão para o Firefox. Apesar de o progresso da plataforma ter sido lento, este tem vindo a ser feito, com novos idiomas suportados – mas ainda longe do que se encontra em alternativas como o Google Tradutor. A ideia da plataforma da Mozilla seria fornecer um serviço de tradução simples de usar, e ao mesmo tempo focado em garantir a privacidade dos utilizadores e em fornecer conteúdos rigorosos.

 

No entanto, parece que a Mozilla encontra-se agora com planos de integrar as funcionalidades do Firefox Translations diretamente no Firefox, invés de usar uma extensão, bem como em melhorar o funcionamento.

Os utilizadores do Firefox Nightly já podem usar esta funcionalidade, embora ainda se encontre em desenvolvimento. Para tal, os utilizadores necessitam de aceder à página de "about:config", ativando a opção "browser.translations.enabled" para TRUE.

 

Ao realizar este passo, o navegador passa a contar com um novo ícone de tradução sempre que os utilizadores acederem a conteúdos em outro idioma que o principal do mesmo.

 

De notar que os idiomas suportados de momento são bastante limitados, e obviamente, a funcionalidade ainda se encontra em forte desenvolvimento, portanto existe a possibilidade de nem sempre funcionar como se espera.

 

No entanto, estas poderão ser boas noticias para os utilizadores do navegador da raposa, que poderão ter uma forma de traduzir rapidamente os sites que acedem de forma segura, privada e diretamente do Firefox, sem terem de recorrer a serviços de terceiros.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech