1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Hacker sobre fundo difuso

 

Depois de um período calmo a nível de ataques de ransomware, parece que o mês de março veio para superar os recordes anteriores. Os dados indicam ter ocorrido cerca de 459 ataques de ransomware durante este mês, sendo um novo recorde registado a nível mensal.

 

Ao mesmo tempo, este valor corresponde a um aumento de 91% face ao mês anterior, e a 62% face ao mesmo mês de 2022.

De acordo com a empresa de análise NCC Group, a maioria dos ataques de ransomware registados neste período tiveram como origem a exploração da falha CVE-2023-0669, associada com o programa GoAnywhere.

 

ataques de ransomware nos últimos meses

 

A falha foi usada para roubar dados de mais de 130 empresas em menos de dez dias depois de ter sido descoberta. No entanto, o volume de ataques registado neste período será importante também tendo em conta anos anteriores.

 

O mês de Março de 2023 foi um dos que registou mais ataques de ransomware nos últimos três anos, sendo um novo recorde. O grupo de ransomware conhecido como Clop foi o que realizou mais ataques neste período, com 129 registados, seguindo-se o LockBit 3.0 com 97 ataques. A maioria dos ataques foram realizados para empresas localizadas nos EUA, seguindo-se depois a Europa e Ásia.

 

Este aumento de ataques também demonstra ser consideravelmente importante para as empresas manterem os seus sistemas atualizados o mais rapidamente possível, para garantirem que não são alvo de possíveis ataques e exploração de falhas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech