Embora as empresas tenham cada vez mais medidas apertadas de segurança contra ataques ransomware, quando as mesmas são alvo de ataques, uma das primeiras regras será de evitar realizar o pagamento do resgate.
No entanto, nem todas as entidades o realizam, e quando isto acontece com empresas na lista Fortune 50 é ainda mais interessante para os grupos de ransomware.
De acordo com a empresa Zscaler ThreatLabz, o grupo de ransomware Dark Angels terá recebido recentemente um pagamento de 75 milhões de dólares como resgate de um ataque de ransomware, que foi realizado a uma grande empresa, na lista Fortune 50.
Este valor é um dos mais elevados alguma vez descoberto como tendo sido pago a um grupo de ransomware. Ao mesmo tempo, este ataque pode acabar por criar interesse de grupos de ransomware rivais para replicar o mesmo formato de ataque, o que pode aumentar o risco para as grandes empresas.
Este pagamento recorde foi também confirmado pela empresa Chainalysis, que analisou a transação feita com o pagamento na blockchain.
Para comparação, o valor recorde anteriormente pago por uma empresa a grupos de ransomware encontrava-se nos 40 milhões de dólares, e teria sido feito ao grupo “Evil Corp”. A empresa que agora se encontra nesta lista não teve o nome revelado, mas foi referido que o ataque ocorreu no início de 2024.
Nesta altura, uma das empresas que faz parte da Fortune 50 e que foi alvo de ataque teria sido a “Cencora”, onde nenhum grupo de ransomware também teria confirmado a autoria do ataque. No entanto, não existe uma confirmação oficial da origem do pagamento.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!