1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Twitter e WordPress quebram relações

 

O WordPress é uma das plataformas mais populares na internet para a criação de sites e blogs, sendo que entre as suas funcionalidades, encontram-se a de partilhar automaticamente os conteúdos criados para plataformas sociais, como o Twitter.

 

No entanto, as recentes alterações da API do Twitter vieram trazer mudanças também na forma como estas funcionalidades são usadas. E a partir de hoje, o WordPress é a mais recente baixa a nível das ferramentas que usam a API do Twitter.

 

De acordo com o comunicado da Automattic, entidade que gere o WordPress, esta encontra-se a remover a capacidade de partilhar automaticamente as publicações dos blogs da plataforma para o Twitter, via o plugin Jetpack. Esta medida terá sido aplicada devido aos novos custos que o Twitter se encontra a aplicar, para quem pretenda usar a sua API.

 

O JetPack Social é um plugin disponível para WordPress, que entre as suas funcionalidades, conta com a capacidade de partilhar automaticamente nas redes sociais novos conteúdos criados num site desta plataforma.

 

Uma empresa que necessite de acesso avançado à API – possivelmente o mesmo acesso que o WordPress necessitaria – terá de pagar mais de 42.000 dólares por mês para manter o acesso. E a Automattic deixa bem claro que esta decisão se deve aos custos associados com a API.

A empresa afirma que terá tentado negociar com o Twitter novos termos para o uso da API, mas que não chegou a uma conclusão. Como tal, a única medida possível de ser executada será a de descontinuar a partilha automática de conteúdos para a plataforma.

 

A empresa sublinha que a medida apenas se vai aplicar nas partilhas para o Twitter, sendo que as restantes redes sociais encontram-se a funcionar na normalidade. Além disso, a empresa sublinha ainda que espera integrar também a partilha de conteúdos para o Mastodon e Instagram num "futuro próximo", o que pode ajudar os utilizadores que pretendam criar uma audiência noutras plataformas.

 

Ao mesmo tempo, esta medida também possui um grande impacto para o Twitter. O WordPress é, atualmente, uma das plataformas mais populares na criação de sites na internet. Os dados apontam que 43% dos sites correm alguma versão do WordPress.

 

Da mesma forma, o plugin responsável pelas partilhas sociais do JetPack encontra-se listado na página de plugins do WordPress com mais de 5 milhões de instalações ativas.

 

Ao remover a capacidade de partilhar conteúdos no Twitter, o WordPress encontra-se também a deixar de incentivar o uso da plataforma, o que pode traduzir-se em menos conteúdos criados para a rede social de Elon Musk.

A isto junta-se ainda outras empresas e entidades que já confirmaram que vão deixar de usar a API do Twitter, e de publicar conteúdos na plataforma, exatamente pela mesma decisão de alterar os preços da API da plataforma.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech