1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Twitter e WordPress quebram relações

 

O WordPress é uma das plataformas mais populares na internet para a criação de sites e blogs, sendo que entre as suas funcionalidades, encontram-se a de partilhar automaticamente os conteúdos criados para plataformas sociais, como o Twitter.

 

No entanto, as recentes alterações da API do Twitter vieram trazer mudanças também na forma como estas funcionalidades são usadas. E a partir de hoje, o WordPress é a mais recente baixa a nível das ferramentas que usam a API do Twitter.

 

De acordo com o comunicado da Automattic, entidade que gere o WordPress, esta encontra-se a remover a capacidade de partilhar automaticamente as publicações dos blogs da plataforma para o Twitter, via o plugin Jetpack. Esta medida terá sido aplicada devido aos novos custos que o Twitter se encontra a aplicar, para quem pretenda usar a sua API.

 

O JetPack Social é um plugin disponível para WordPress, que entre as suas funcionalidades, conta com a capacidade de partilhar automaticamente nas redes sociais novos conteúdos criados num site desta plataforma.

 

Uma empresa que necessite de acesso avançado à API – possivelmente o mesmo acesso que o WordPress necessitaria – terá de pagar mais de 42.000 dólares por mês para manter o acesso. E a Automattic deixa bem claro que esta decisão se deve aos custos associados com a API.

A empresa afirma que terá tentado negociar com o Twitter novos termos para o uso da API, mas que não chegou a uma conclusão. Como tal, a única medida possível de ser executada será a de descontinuar a partilha automática de conteúdos para a plataforma.

 

A empresa sublinha que a medida apenas se vai aplicar nas partilhas para o Twitter, sendo que as restantes redes sociais encontram-se a funcionar na normalidade. Além disso, a empresa sublinha ainda que espera integrar também a partilha de conteúdos para o Mastodon e Instagram num "futuro próximo", o que pode ajudar os utilizadores que pretendam criar uma audiência noutras plataformas.

 

Ao mesmo tempo, esta medida também possui um grande impacto para o Twitter. O WordPress é, atualmente, uma das plataformas mais populares na criação de sites na internet. Os dados apontam que 43% dos sites correm alguma versão do WordPress.

 

Da mesma forma, o plugin responsável pelas partilhas sociais do JetPack encontra-se listado na página de plugins do WordPress com mais de 5 milhões de instalações ativas.

 

Ao remover a capacidade de partilhar conteúdos no Twitter, o WordPress encontra-se também a deixar de incentivar o uso da plataforma, o que pode traduzir-se em menos conteúdos criados para a rede social de Elon Musk.

A isto junta-se ainda outras empresas e entidades que já confirmaram que vão deixar de usar a API do Twitter, e de publicar conteúdos na plataforma, exatamente pela mesma decisão de alterar os preços da API da plataforma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech