1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Orqa

 

A empresa Orqa é fabricante de óculos usados em drones de competição, também conhecidos como óculos First Person View (FPV). A empresa recentemente começou a receber relatos de clientes que, subitamente, tinham os seus dispositivos colocados em modo de recuperação – sem razão aparente para tal.

 

A história poderia ser de um simples erro de software, mas segundo a empresa, vai mais longe do que isso. De acordo com a Orqa, esta afirma que uma entidade contratada faz alguns anos para desenvolver parte do firmware dos dispositivos terá colocado uma "bomba relógio" de ransomware no código.

 

Segundo a empresa, os relatos de problemas começaram a surgir no início desta semana, sendo que inicialmente afetou utilizadores no Japão. No entanto, conforme as horas passaram, começaram a surgir também para outros clientes em mais países.

Na análise do problema, a Orqa afirma ter descoberto que uma entidade contratada, faz alguns anos, para produzir parte do código do firmware terá colocado um pequeno "segredo" no mesmo.

 

Uma parte do código continha uma espécie de "bomba relógio" de ransomware, que tinha sido introduzida no bootloader para se ativar automaticamente ao fim de um período de tempo. A ideia de quem colocou o código seria, mais tarde, pedir um "resgate" à empresa para realizar a correção do problema nos seus clientes.

 

A entidade que realizou esta prática manteve-se próxima da Orqa nos últimos anos, com o objetivo de manter a relação comercial para pequenos projetos, e eventualmente ter a possibilidade de resolver a situação que teria criado.

Esta entidade também terá fornecido uma versão de firmware atualizada para corrigir o problema, mas a empresa recomenda que os utilizadores não tentem atualizar os sues dispositivos com a mesma – uma vez que pode ter sido maliciosamente modificada.

 

Invés disso, a Orqa afirma que se encontra a testar uma versão "limpa" do firmware, que vai resolver o problema, e espera disponibilizar a mesma durante os próximos dias. A empresa sublinha que apenas uma parte do código da empresa terá sido afetado, e portanto, este pode ser corrigido.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech