A Asus deixou publicamente um pedido de desculpas para os clientes da empresa, que possuem routers da marca, depois de ter sido enviada uma atualização que estaria a causar com que os dispositivos deixassem de poder ligar corretamente à Internet.
A falha afetou um vasto conjunto de routers da empresa, tendo sido lançada numa atualização a 16 de Maio de 2023. Os problemas começaram a ser relatados por utilizadores nos fóruns de suporte da empresa, que depois de atualizarem o firmware, deixaram de conseguir aceder corretamente à Internet. Os utilizadores criticavam não apenas os problemas, mas também a falta de resposta da Asus sobre a situação.
Isto levou a empresa a publicar uma nota, durante o dia de hoje, onde confirma a existência de problemas com uma recente atualização feita a vários routers da marca. Segundo a empresa, foi identificada uma falha que, em certos casos, poderia levar os dispositivos a perderem o acesso com a internet, e a ser impossível de restaurar o mesmo.
A falha estaria associado com uma configuração que é automaticamente descarregada pelos routers cada vez que se ligam à Internet, e que conta com algumas configurações gerais do router para a proteção e uso de serviços no mesmo.
Apesar de não terem sido deixados detalhes sobre o motivo do erro, a empresa afirma que estaria associado com um erro de configuração com o serviço ASUS AiProtection – usado em alguns routers da marca.
A falha, felizmente, parece ter sido corrigida OTA, sendo que os utilizadores apenas necessitam de reiniciar os seus routers para resolverem o problema. Isto deverá ser suficiente para que os ficheiros sejam descarregados novamente, com a correção implementada.
Em alguns casos pode também ser necessário realizar o reset completo do router e das suas configurações, o que deve forçar a descarregar os conteúdos atualizados e corrigidos. Os utilizadores podem realizar este procedimento através do botão de RESET, presente nos routers, ou via a interface web do mesmo, caso tenham acesso.
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