1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Imagem de password em fundo de codigo

 

O roubo de contas na internet continua em valores elevados, mas tendo em conta a tendência, parece que tem vindo a baixar nos últimos meses. Pelo menos esta é a conclusão do mais recente relatório da empresa Surfshark, que indica terem sido verificadas menos contas roubadas durante o primeiro trimestre deste ano.

 

De acordo com o relatório da empresa, um total de 41.6 milhões de contas online foram roubadas durante os primeiros três meses do ano, o que parece (e é) muito, mas na realidade encontra-se em queda face aos períodos anteriores.

Este valor representa menos 49% de contas comprometidas do que o verificado durante o último trimestre de 2022, mas ainda assim, os investigadores apontam que não será motivo de celebração, já que ainda é um valor consideravelmente elevado.

 

Ao mesmo tempo, apesar de o número em geral ter caído, existem alguns locais no mundo onde o número de contas roubadas aumentou. E caso a tendência se mantenha, os valores podem vir a sofrer novos aumentos já durante os próximos meses.

 

A maioria das contas comprometidas encontram-se na Rússia, seguindo-se os EUA, Taiwan, França e Espanha. Foi em Taiwan que se verificou um dos maiores aumentos no número de contas comprometidas, em torno de 21% face ao trimestre anterior.

O mercado europeu também registou um aumento considerável no número de contas comprometidas, com valores praticamente a duplicarem.

 

Em termos gerais, é possível dizer que cerca de uma conta foi comprometida, por segundo, durante o primeiro trimestre de 2023.

 

As contas roubadas podem ser usadas para os mais variados géneros de ataques, dependendo do formato das mesmas. Como exemplo, contas de email podem ser usadas para roubos de identidade ou envio de spam, e contas de redes sociais para o envio de conteúdo malicioso para amigos e familiares.

 

Como sempre, é importante garantir que são aplicadas medidas de segurança preventivas para evitar o roubo de contas, com a adoção de práticas de segurança e conhecimentos para identificar fraudes. Uma grande parte das contas roubadas são de esquemas de phishing, onde os utilizadores acabam por ser enganados a fornecerem os seus dados em sites falsos.

A ativação da autenticação em duas etapas é também um ponto importante, bem como o uso de software de segurança atualizado, para evitar possíveis infeções por malware.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech