Para muitos, um tablet pode ser considerado ainda um dispositivo indispensável para a produtividade do dia a dia. E apesar de ter os seus benefícios, parece que existe também uma tendência de queda nas vendas que está agora a atingir novos valores recorde.
De acordo com a firma IDC, os dados demonstram que existem cada vez menos consumidores interessados na compra de tablets, com as vendas a caírem consideravelmente de ano para ano.
Durante o último trimestre de 2023, o mercado registou uma queda de 17.4% nas unidades de tablets enviadas para o mercado, comparativamente ao ano anterior. No total foram enviadas cerca de 36.8 milhões de unidades.
Se tivermos em conta os dados de todo o ano, foram enviados para o mercado apenas 128.5 milhões de unidades, uma queda de 20.5% face ao ano anterior, e um dos valores mais baixos desde 2011.
Em parte, esta tendência de queda deve-se ao facto dos consumidores estarem a investir em outras áreas, ao mesmo tempo que existem ainda incertezas a nível dos mercados financeiros. Existem cada vez mais consumidores a optarem por colocar de lado o dinheiro para investimentos mais importantes do que na compra destes dispositivos.
As previsões apontam que existe a possibilidade de os números terem ligeiros aumentos em 2024, mas ainda existem alguns desafios que as empresas podem enfrentar, e não se espera aumentos consideráveis nos valores em geral.
Se o mercado dos tablets encontra-se em queda, isso reflete-se também na quota do mercado para as diferentes empresas. Apenas no último trimestre de 2023, a Apple perdeu mais de 7% da quota de tablets no mercado em geral. As rivais Samsung, Huawei, Lenovo e Xiaomi registaram ligeiros aumentos durante o mesmo período.
O maior crescimento foi registado pela Xiaomi, com um aumento de 35% nas unidades enviadas para o mercado durante este período, o valor mais elevado dos últimos tempos para a marca.
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