1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Ficheiro RAR sobre fundo colorido

 

Um dos grandes anúncios da Microsoft para o Windows 11, que foi revelado no evento Build 2023, terá sido sob como o sistema operativo vai começar a receber suporte a ficheiros RAR.

 

Esta novidade surge quase 30 anos depois do formato ter sido originalmente criado, e mais de 28 anos depois de um dos programas mais populares da internet ter sido conhecido: o WinRAR.

A integração do suporte a RAR no Windows 11 vai permitir que os utilizadores possam aceder a ficheiros deste formato, sem terem de usar programas de terceiros – como era possível atualmente. No entanto, ainda existe uma diferença importante a ter em conta para quem pense que o WinRAR vai tornar-se obsoleto.

 

Apesar de a abertura de ficheiros RAR ser possível de ser feita em programas de terceiros, a criação de ficheiros RAR é um processo completamente diferente.

A win.rar GmbH, empresa responsável pelo formato e programa, fornece a aplicação "unrar", que basicamente permite que aplicações de terceiros possam abri e extrair ficheiros RAR. Esta pode ser integrada em vários programas, como é o caso do 7zip.

 

No entanto, a mesma apenas permite abrir e extrair os ficheiros RAR, não criar os mesmos. A criação de ficheiros RAR ainda continua a ser uma tarefa licenciada apenas para o WinRAR, e apenas neste os ficheiros podem ser criados. Ou seja, os utilizadores podem abrir ficheiros livremente, mas a criação ainda precisa de ser feita com o WinRAR diretamente.

 

Portanto, certamente que a integração do suporte a RAR no Windows pode ter um grande impacto para o formato de ficheiro, mas ainda não deverá ser o "fim" do WinRAR como o conhecemos, porque para abrir os ficheiros, eles necessitam de ser criados em primeiro lugar.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech