
A Microsoft está a preparar-se para reforçar as defesas da sua plataforma de colaboração, anunciando que o Microsoft Teams passará a ter funcionalidades de segurança de mensagens ativadas automaticamente por defeito. A medida visa fortalecer a proteção contra conteúdos classificados como maliciosos e garantir um ambiente de trabalho mais seguro.
Esta alteração começará a ser implementada a partir de 12 de janeiro de 2026, abrangendo os "tenants" que ainda utilizam a configuração padrão e que não tenham modificado previamente as definições de segurança de mensagens.
"Estamos a melhorar a segurança das mensagens no Microsoft Teams ao ativar proteções chave por defeito", informou a tecnológica aos administradores numa atualização do centro de mensagens do Microsoft 365. "Esta atualização ajuda a salvaguardar os utilizadores contra conteúdo malicioso e fornece opções para reportar deteções incorretas."
Proteção contra ficheiros e links maliciosos
A atualização irá ativar três funcionalidades de segurança essenciais: proteção contra tipos de ficheiros que podem ser usados como armas (weaponizable file type protection), deteção de URLs maliciosos e um sistema para reportar falsos positivos. Como já tinha sido notado anteriormente, as organizações que já personalizaram estas definições não verão quaisquer alterações.
Após a ativação destas proteções de mensagens, os utilizadores poderão notar etiquetas de aviso em mensagens que contenham URLs suspeitos, bem como a capacidade de sinalizar deteções de segurança incorretas. Por outro lado, as mensagens que contenham tipos de ficheiros potencialmente perigosos serão bloqueadas na totalidade, impedindo a sua abertura ou partilha acidental.
O que muda para os administradores
Os administradores de TI que prefiram manter as definições atuais devem rever as suas configurações no centro de administração do Teams antes do prazo de janeiro. As organizações que desejem utilizar parâmetros de segurança diferentes têm de ajustar as definições e guardar as alterações antes de 12 de janeiro para evitar a ativação automática destas regras.
A empresa aconselhou ainda os administradores a atualizarem a documentação interna e a comunicarem estas mudanças às equipas de suporte técnico (helpdesk) para evitar confusões. Os administradores do Teams podem rever as configurações atuais navegando até Mensagens > Definições de mensagens > Segurança de mensagens no centro de administração.
Estas mudanças surgem como resposta da Microsoft ao aumento do escrutínio sobre os riscos de cibersegurança, que inclui também uma funcionalidade para alertar os administradores sobre tráfego suspeito de domínios externos, à medida que os cibercriminosos visam os clientes do Teams em ataques de phishing e campanhas de malware.
Nas últimas semanas, a gigante tecnológica também lançou uma nova funcionalidade no Teams que bloqueia automaticamente tentativas de captura de ecrã durante reuniões e anunciou que está a trabalhar num novo gestor de chamadas para acelerar o cliente desktop do Teams, melhorando os tempos de arranque e o desempenho em sistemas Windows 11.
Durante a conferência Enterprise Connect do ano passado, a Microsoft revelou que mais de 320 milhões de pessoas utilizam a sua plataforma de colaboração profissional todos os meses.










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