
O agrupamento facial e a capacidade de pesquisa são, sem dúvida, algumas das ferramentas mais valiosas do Google Photos. No entanto, a recente aposta da gigante tecnológica numa experiência de pesquisa mais focada na Inteligência Artificial acabou por remover um dos atalhos mais práticos para encontrar imagens de amigos, familiares ou animais de estimação. Felizmente, a empresa ouviu as críticas e está a reverter essa decisão.
Numa atualização recente, a funcionalidade de "atalhos de rostos" na pesquisa foi reativada, tal como confirmado pela Google numa página de suporte. Estes atalhos, que anteriormente surgiam na página de pesquisa com imagens dos temas mais comuns da biblioteca do utilizador, permitem um acesso rápido e visual aos álbuns de pessoas e animais.
O regresso de uma funcionalidade favorita
Quando a funcionalidade "Ask Photos" (Perguntar ao Photos) começou a ser distribuída, esta barra de atalhos desapareceu da experiência de pesquisa, deixando muitos utilizadores frustrados. Mesmo com os ajustes contínuos que a Google tem feito à aplicação, esta era uma lacuna evidente em comparação com o ecrã de pesquisa anterior.
O regresso desta opção aplica-se tanto à pesquisa "clássica" como à nova experiência "Ask Photos". Na versão clássica, os ícones aparecem imediatamente. Já quem utiliza o "Ask Photos" verá os atalhos surgirem após tocarem no campo de texto para iniciar uma pesquisa. Esta novidade está a chegar aos dispositivos Android, iPhone e iPad.
Como funciona a nova organização
Na sua nota oficial, a Google destaca que ouviu o feedback dos utilizadores sobre a necessidade de uma forma mais simples de encontrar fotos e vídeos das pessoas importantes nas suas vidas.
Para utilizar esta função nos separadores "Pesquisa" ou "Perguntar", o processo é simples:
Para ir para a página de uma das pessoas ou animais mais frequentes: basta tocar no rosto correspondente.
Para encontrar páginas de outras pessoas ou animais: deve-se tocar na opção "Mais" (os três pontos).
É importante notar que esta alteração não aconteceu de um dia para o outro, mas tem vindo a ser implementada gradualmente ao longo das últimas atualizações da aplicação. Para tirar partido destes atalhos, é necessário ter a funcionalidade de agrupamento facial ativada nas definições do Google Photos.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!