A Mozilla revelou os vencedores do seu Responsible AI Challenge, um programa criado para os programadores, e focado em encontrar técnicas que possam ajudar na utilização responsável da Inteligência Artificial.
O prémio no topo seria uma recompensa de 50.000 dólares, que foi dada ao projeto "Sanative AI". Este projeto pretende integrar pequenas marcas de água, invisíveis para os utilizadores, de forma a marcar determinadas imagens para não serem usadas em treino de modelos LLM.
Com este projeto, a ideia será evitar que conteúdos protegidos por direitos de autor possam ser usados, sem autorização, para treino de modelos de IA. A Mozilla afirma que a decisão final foi feita com base num juri, composto por diferentes setores, e que surge depois de uma longa avaliação pelos milhares de projetos participantes.
O segundo prémio, no valor de 30.000 dólares, foi atribuído ao "Kwanele Chat Bot", um projeto que pretende ajudar as mulheres vítimas de violência doméstica, e de forma a terem acesso a provas contra os seus agressores.
Por fim, o terceiro prémio, no valor de 20.000 dólares, foi atribuído a Nolano, um projeto que pretende integrar modelos de LLM capazes de correr em dispositivos portáteis, como smartphones e tablets.
A Mozilla afirma ainda que os vencedores terão, a partir de agora, acesso ainda a mentoria direta com a entidade, e acesso a todas as comunidades e ajudas para poderem desenvolver os seus projetos mais em diante.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!