1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Twitter com sinal de "fake" no corpo

 

Se usou o Twitter nos últimos dias, é possível ter começado a verificar que a publicidade da plataforma está a atingir níveis bastante elevados – sobretudo no que respeita a publicidades para lojas de conteúdos questionáveis.

 

Com todas as medidas que Elon Musk tem realizado no Twitter, estas afastaram também um vasto conjunto de anunciantes da empresa – atualmente ainda a principal fonte de receitas da plataforma. No entanto, parece que existe uma nova vaga de esquemas a aproveitar a saída de anunciantes mais reconhecidos da empresa, para a propagação de anúncios de produtos baratos e de fraca qualidade.

 

No Twitter, existe atualmente uma rede de falsas lojas de dropshipping, que estão a usar a plataforma para anunciar produtos que, na maioria dos casos, são de baixa qualidade ou nunca chegam aos clientes finais – mas que o Twitter encontra-se a promover como conteúdos patrocinados para os utilizadores da plataforma.

 

Estas lojas online surgem com vídeos a demonstrar os supostos produtos, a maioria das vezes com conteúdos falsos para cativar a atenção dos utilizadores, e direcionando para vários sites das supostas lojas, onde os produtos se encontram.

Como seria de esperar, estas lojas são, na sua maioria, plataformas de baixa qualidade e sem qualquer controlo de qualidade ou segurança, que podem levar os utilizadores a comprarem produtos sobre falsas promessas – a maioria afirma ser da China.

 

exemplo de publicidade falsa no twitter

 

Estas lojas encontram-se a usar a publicidade do Twitter para distribuir em massa publicidade sobre vários nomes. Numa rápida pesquisa é possível encontrar centenas de contas falsas destas lojas, sobre os mais variados nomes, e todas verificadas pelo Twitter Blue – relembrando que um dos motivos pelos quais Elon Musk tem vindo a propagar o Twitter Blue seria para combater exatamente as contas falsas e de spam.

 

exemplos de contas falsas no twitter

 

A maioria destas contas possuem apenas algumas centenas de seguidores, a grande maioria de contas aparentemente falsas, sem imagem de perfil e poucas ou nenhumas interações. Este género de esquemas tendem a surgir em largas redes de falsas contas nas plataformas sociais, e que podem ser usadas para os mais variados fins.

 

Uma das formas de identificar as contas presentes neste esquema encontra-se no facto de usarem quase sempre imagens de perfil similares, com cores e formas aleatórias, e nomes bastante genéricos e simples. A descrição das contas também aparenta ser bastante genérica, alegando ser de uma loja de produtos de "prenda" e tecnologia.

 

exemplo de loja falsa

 

As lojas em questão, distribuídas sobre diferentes contas e nomes, possuem todas o mesmo formato de design, mudando apenas as cores e alguns detalhes.

 

imagem de loja falsa

 

Apesar disso, a campanha encontra-se a ser propagada em massa na plataforma, com centenas de anúncios existentes para cada uma destas contas falsas. As contas exploram a falta de anunciantes da plataforma para surgirem em maior escala junto dos utilizadores – na tentativa de enganar os mesmos com falsos produtos.

 

Infelizmente, o TugaTech tentou contactar o Twitter para obter mais informações sobre esta situação, mas o contacto de imprensa da plataforma encontra-se a responder automaticamente com um emoji originário de uma piada criada por Elon Musk.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech