1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos


Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

twitter bots

 

Enquanto que alguns bots podem ser utilizados para realizarem conversas úteis com os utilizadores, outros possuem apenas um objetivo principal: enviar spam. E o Twitter tem sido, nos últimos dias, invadido por um conjunto de bots que pretendem partilhar o mais variado conteúdo sexual no formato de spam.

 

Recentemente o Twitter desativou mais de 90 mil contas falsas, criadas no espaço de poucos minutos, que tinham como objetivo realizar o envio de mensagens sexuais de spam. Este ataque de bots foi um dos maiores alguma vez registado na plataforma, e ainda se encontra ativo de momento (embora mais limitado).

 

Os bots realizava a pesquisa por palavras chave (como encontros e romance) de forma a enviarem posteriormente links de conteúdo sexual. As mensagens eram enviadas no formato de tweets regulares ou via DM, contendo texto atrativo e um link para sites de subscrição de pornografia.

Esta rede de bots foi apelidada de SIREN pelos investigadores, derivado do termo inglês “sirena”, que remota à mitologia grega de sereias que atraiam marinheiros com os seus cânticos.

 

A empresa de segurança ZeroFOX foi uma das primeiras a identificar este ataque, onde revela que esta rede de bots foi bastante eficaz em evitar o controlo anti-spam do Twitter. No total, os bots enviaram mais de 8,5 milhões de mensagens para os utilizadores, o que rendeu cerca de 30 milhões de cliques nos links.

 

exemplo de tweet

 

Foi ainda descoberto que 40% dos links partilhados eram responsáveis da empresa Deniro Marketing, a qual já tinha sido acusada no passado de realizar técnicas de marketing agressivo e de spam, através de esquemas similares noutras plataformas. No entanto é improvável que a rede de bots tenha sido criada por esta empresa, visto que esta medida é normalmente realizada por terceiros.

 

Seja como for, se tiver recebido alguma mensagem atrativa de um contacto que desconheça, a prometer as mais variadas “ofertas”, o melhor será mesmo evitar clicar em qualquer link e ignorar.

 

Fonte ZeroFOX







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech