1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Twitter com rede TOR

 

Em tempos, o Twitter abriu a capacidade dos utilizadores acederem à plataforma através da rede TOR, numa forma de combater a censura em determinados países. Isto foi bastante importante para permitir que algumas pessoas conseguissem aceder à plataforma, e divulgar informações importantes na mesma.

 

No entanto, no que parece ser mais uma medida de cortes de custos para a empresa, esta encontra-se agora a deixar de lado o suporte para esta plataforma. Desde o passado dia 6 de Março que o Twitter na rede Tor encontra-se com o seu certificado expirado. Apesar de ainda ser possível aceder ao Twitter pelo Tor, este processo agora exige passos adicionais e encontra-se a ser considerado "inseguro" pelo navegador, visto ter o certificado de segurança expirado.

 

De acordo com o portal The Verge, a Tor Project terá entrado em contacto com o Twitter para resolver a situação, mas a plataforma deixou um feedback negativo relativamente à resolução imediata do problema.

 

mensagem de erro no Twitter via tor

 

De relembrar que o Twitter lançou a sua versão Tor em 2022, pouco depois de a Rússia ter banido a plataforma do pais. O acesso pela rede Tor permitia contornar os bloqueios aplicados pelo governo russo, e também garantir uma camada adicional de segurança para os utilizadores.

 

Em parte, é possível que o Twitter não venha a manter a plataforma Tor ativa porque os engenheiros responsáveis por essa tarefa foram dos afetados pelos despedimentos da mesma. Alec Muffett, antigo funcionário do Twitter e que ajudou a plataforma a lançar a sua versão na rede Tor, afirma que a maioria dos engenheiros responsáveis por essa tarefa não se encontram mais na empresa.

O mesmo sublinha ainda acreditar que, eventualmente, o acesso Tor vai deixar de ficar acessível por completo, sem que alguém dentro do Twitter venha a reavivar o acesso.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech