1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.


Foi no dia 12 de Agosto de 1981 que o 5150 revolucionou o mercado da informática e dos “Personal Computers”. Este foi o primeiro computador pessoal, apesar de ter sido originalmente vendido a empresas.


Por 1565 dólares poderia adquirir o computador com um processador Intel 8088 com uma velocidade de 4.77MHz, 16kB de memória base, expansíveis até 256kB e duas drives para disquetes de cinco polegadas. Já o ecrã era monocromático e tinha 12 polegadas, existindo ainda a opção de adquirir um monitor a cores como um (caro) extra.


Apesar de ter revolucionado a área da informática, a IBM já não fabrica componentes para os computadores anuais, principalmente desde a compra da empresa pela Lenovo, em 2005.

Como forma de celebrar o aniversário, um dos criadores do original 5150, Mark Dean, publicou um texto no seu blog sobre o fim destas “velhas” tecnologias.


Neste texto, Dean refere como os “velhos” computadores, maquinas de escrever e discos de vinil foram substituídos por portáteis, tablets e smartphones.


Fonte da imagem: IBM







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech