Tal como estava prometido, e seguindo as novas legislações no Canadá, a Meta começou a bloquear conteúdos de notícias no continente.
Tanto no Facebook como no Instagram, as principais plataformas de publicação de notícias encontram-se agora impedidas de publicarem links, vídeos ou fotos de conteúdos noticiosos. A empresa encontrava-se a preparar para esta mudança faz alguns meses, tendo alertado os principais meios de informação do pais para tal, mas apenas hoje começa a ser oficialmente aplicada.
A ter em conta que esta medida se aplica também para conteúdos de fontes de noticias em outras partes do mundo, que deixam assim de ficar visíveis para os utilizadores no Canadá. A medida surge como parte da nova lei Online News Act, aprovada pelo governo local.
Esta nova legislação obriga plataformas sociais a partilharem parte das receitas com os criadores dos conteúdos de notícias, de forma a reduzir as quebras como parte da publicidade perdida por estes meios. Durante largos meses a Meta tinha vindo a alertar que poderia aplicar esta medida drástica de bloqueio, tendo em conta a nova lei.
Ao mesmo tempo, também a Google se encontra a preparar para aplicar medidas similares, bloqueando todos os meios de notícias no pais sobre as mesmas razões. Esta medida encontra-se prevista de ser aplicada durante as próximas semanas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!