1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Logo da Meta

 

A Meta encontra-se a alertar os utilizadores no Canadá, sobre a possibilidade de deixar de fornecer conteúdos de notícias no país, derivado de recentes leis que foram aprovadas pelo governo local.

 

Em causa encontra-se uma lei, aprovada no início do ano, e conhecida como "The Online News Act". Esta nova lei pretende que as plataformas como o Facebook partilhem as receitas dos ganhos das notícias com as entidades de notícias locais – algo similar ao que as autoridades da Austrália também aplicaram em 2021, depois de forte contestação de empresas como a Google e a Meta.

 

Numa mensagem deixada no seu blog oficial, a Meta afirma que existe a possibilidade de ser forçada a deixar de fornecer conteúdos de notícias sobre os utilizadores do Canadá derivado desta lei. Esta ameaça surge também depois das autoridades locais terem realizado uma reunião de conversa relativamente ao futuro da lei, mas a Meta não ter participado na mesma.

As autoridades ouviram o parecer da Google, mas apenas depois da empresa ter pedido para estar presente na reunião – algo que a Meta não terá feito.

 

No comunicado no seu blog, a Meta afirma que sempre esteve aberta a participar com as autoridades em redor do mundo, e a discutir o futuro das leis locais face aos mais variados tópicos, tendo ficado surpreendida de não ter sido convidada para um evento desta magnitude pelas autoridades no Canadá.

 

Por sua vez, as autoridades do Canadá apontam que a Meta se encontra a usar a mesma ideia do que aconteceu na Austrália, não querendo chegar a um acordo justo entre as fontes de noticias locais e as plataformas sociais. No entanto, a Meta sublinha também que os conteúdos de notícias não são uma das principais fontes de rendimentos para a empresa no Canadá, e que esta medida poderia ter efeitos negativos para a plataforma – dai que o bloqueio deste género de conteúdos poderá ser mais eficaz para a empresa do que a divisão das receitas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech