1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

meta logo da empresa

 

A Meta pode vir a bloquear todos os conteúdos de notícias no Canadá, dentro do Facebook e Instagram, caso seja aprovada uma nova legislação no pais que poderá ter impacto para a rede social.

 

Em causa encontra-se uma lei conhecida como "Online News Act", a qual pode ter impacto na forma como as plataformas online podem partilhar noticias em meios sociais. Esta lei começou a ser estudada o ano passado, e pretende estabelecer algumas medidas para as grandes empresas, como a Meta e a Google, compensarem os criadores de notícias pelos conteúdos partilhados nas suas plataformas.

 

De acordo com o portal CTV News, a maioria dos meios de imprensa no Canadá apoiam as medidas da nova legislação, alegando que as mesmas irão trazer um uso mais justo dos conteúdos pelas plataformas digitais.

No entanto, da parte das plataformas digitais, estas alegam que as medidas da lei vão criar processo impossíveis de serem seguidos. Uma porta-voz da Meta afirma que as novas medidas vão impor custos para conteúdos que não são criados diretamente pela empresa, e que são partilhados no serviço de forma direta. A ideia de cobrar pela publicação destes conteúdos por parte da Meta é "insuportável" para a empresa.

 

Por sua vez, um dos apoiantes da medida, o ministro Pablo Rodriguez, afirma que é de lamentar que a Meta esteja a voltar-se para o campo das ameaças – sob a possibilidade de deixar de fornecer conteúdos de notícias aos utilizadores no Canadá – invés de trabalhar com o governo para encontrar um ponto justo para ambas as partes.

 

De notar que, do lado da Google, a empresa também se encontra a avaliar os possíveis impactos da medida. A empresa recentemente confirmou ter realizado um estudo de várias semanas, com alguns utilizadores no Canadá, limitando o acesso dos mesmos a conteúdos de notícias nas suas plataformas – e avaliando os custos associados ou o impacto para a empresa.

 

É importante notar que o Canadá não é o primeiro país a ter planos para regras deste formato para conteúdos de notícias. Faz cerca de dois anos que a meta também começou a bloquear conteúdos de notícias na Austrália, depois de ter sido passada uma lei que levava ao pagamento da empresa por esse género de conteúdos. A lei foi, pouco depois, ajustada com as conversações entre a Meta e o governo local.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech