Se tudo correr como planeado, a Apple deve revelar o novo iPhone 15 durante o mês de Setembro. Este modelo vai contar com algumas das novidades mais recentes da empresa e, certamente, com o novo hardware que a Apple tem vindo a focar.
Uma das novidades encontra-se no processador, que deverá ser o novo A17 Bionic. Os detalhes sobre este chip ainda não foram oficialmente confirmados, mas pela internet já se encontram alguns rumores sobre os detalhes e características do mesmo.
De acordo com o leaker URedditor, o A17 Bionic vai contar com 6 cores de CPU e 6 cores de GPU dedicados, com uma velocidade de clock de 3.7 GHz. Isto será uma ligeira melhoria face ao existente no atual A16, sobretudo a nível da GPU.
Outro detalhe importante será que este chip vai contar com suporte para memória LPDDR5 até 6GB, o mesmo valor que o A16.
Este ponto da memória RAM será importante, porque em Fevereiro deste ano, alguns rumores indicavam que o iPhone 15 poderia contar com 8GB de RAM. O suporte apenas para 6 GB agora indicado pode comprovar que o modelo vai contar com a mesma capacidade de RAM que as versões anteriores.
O novo chip A17 deve ainda encontrar-se produzido em 3nm da TSMC, enquanto o A16 usava ainda o formato de 4nm. Isto deve fornecer melhorias a nível da eficiência energética e de desempenho em geral.
Se tivermos em conta estes rumores, parece que o A17 vai ser apenas uma versão “atualizada” do A16, com pequenas alterações a nível das características, que devem traduzir-se em modestas melhorias a nível de desempenho – sendo um dos principais pontos a favor as melhorias a nível de uso de energia.
Por sua vez, este pode também ser o ponto intermédio para a Apple avançar na arquitetura usada nos seus chips, sendo que se espera que o A18 venha a usar o processo de 2nm da TSMC – caso a empresa o consiga produzir com sucesso até então.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!