A Google vai pagar quase 93 milhões de dólares para resolver um caso contra a empresa, por alegadamente ter violado as leis de proteção do consumidor nos EUA.
O caso encontrava-se em investigação no estado da Califórnia, e alegava que a Google tinha aplicado práticas em violação das leis norte-americanas para recolher, armazenar e usar os dados de localização dos utilizadores do Android, com vista a usar essa informação para fins de publicidade direcionada. Esta recolha estaria a ser realizada em o consentimento dos utilizadores.
De notar que o caso centrava-se também nos casos em que a recolha era realizada mesmo que os utilizadores pensassem que teriam desativado essa recolha dos serviços da Google. Isto ocorria porque os utilizadores, ao desativarem o “Histórico de localização” das suas contas da Google, pensavam encontrar-se a desativar completamente a recolha do tracking da localização.
As autoridades consideram que a Google estaria a enganar os consumidores, colocando configurações que poderiam não ser as corretas para aquilo que os utilizadores pretendiam realizar, e mantendo a prática de recolha da localização da mesma.
Depois da investigação, a Google confirmou que iria aplicar medidas para tornar o processo mais claro para os utilizadores, além de facilitar aos mesmos a tarefa de evitarem a recolha de dados de localização.
A empresa compromete-se ainda a fornecer mais informação sobre os dados que são recolhidos nas suas funcionalidades, e a tornar essa informação mais clara para os utilizadores finais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!