Existem muitas soluções de segurança para proteger os utilizadores do Windows, mas nem todas são iguais. E a própria segurança que as mesmas garantem pode mudar consideravelmente com o tempo.
Empresas como a AV-Comparatives tentam analisar essas mudanças, para ajudar os consumidores a encontrarem as melhores soluções para proteger os seus sistemas. E recentemente, a entidade avaliou algumas das soluções no mercado, no que esta classifica como teste de proteção no “mundo real”.
Este teste foi realizado entre Julho e Agosto de 2023, e avaliar o nível de proteção das diferentes soluções contra possíveis ameaças que se distribuem pela internet.
Dos vários testes realizados, as soluções de segurança que se destacam são as da Avast e AVG, que conseguiram bloquear 100% das amostras apresentadas – num total de 254 exemplos de amostras maliciosas.
O Trend Micro também obteve uma boa proteção, mas que foi prejudicada pelo elevado volume de falsos positivos. O F-Secure obteve igualmente uma boa proteção, mas com uma taxa elevada de falsos positivos.
Curiosamente, a proteção da Microsoft obteve valores abaixo do esperado, com uma taxa de proteção de 99.2%. A pior solução foi a da Panda, protegendo apenas 98.4% das amostras testadas.
De notar que a Avast e a AVG usam o mesmo motor de base, tendo em conta que fazem parte da mesma empresa, o que justifica o facto de terem valores similares.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!