A Inteligência Artificial tem vindo a tomar os dias de várias plataformas, integrando-se de diferentes formas que vão além de apenas um sistema de chatbot. Um dos exemplos encontra-se no GitHub, que conta com o GitHub Copilot para ajudar programadores a criarem os seus códigos.
No entanto, criar e manter sistemas de IA não é um processo barato, e empresas como a Microsoft necessitam de dispensar largas quantias de dinheiro para manterem este género de serviços ativos. Isto apesar de as plataformas que os fornecem terem muito pouco rendimento.
Na realidade, de acordo com o The Wall Street Journal, o GitHub Copilot tem vindo a perder dinheiro cada vez que os utilizadores o usam. A plataforma da Microsoft foi uma das primeiras a implementar IA em larga escala, mas é também a que menos rendimentos tem vindo a dar para a mesma.
O serviço encontra-se disponível por cerca de 10 dólares mensais, com estudantes e projetos open source a poderem usar a mesma gratuitamente. No entanto, a fonte indica que desde o seu lançamento, o GitHub Copilot tem vindo a perder consideráveis quantias de dinheiro para a empresa.
Segundo as fontes, a Microsoft estaria a perder quase 20 dólares por mês e por utilizador que estivesse ativo na plataforma. Em alguns casos, o valor poderia mesmo atingir os 80 dólares, dependendo do uso que dariam ao serviço.
Esta tendência tende a piorar, conforme os custos vão sendo também mais avultados. No entanto, surgem na mesma altura em que também existem rumores que a Microsoft estaria a ponderar criar o seu próprio chip de IA, que poderia ser usado nas plataformas da mesma para evitar o uso de chips de terceiros – e consequentemente, reduzindo os custos finais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!