A Google confirmou a chegada do seu mais recente modelo de IA, o Gemini 2.0. Esta nova versão do Gemini prepara-se para trazer ainda mais novidades para as plataformas da empresa, contando ainda com os avanços feitos na tecnologia por parte da Google.
O novo modelo encontra-se adaptado para os Tensor Processing Unit (TPU) de sexta geração da Google, incluindo os novos Trillium, sendo que o novo modelo supera as versões anteriores em praticamente todas as áreas de atuação e pedidos dos utilizadores.
O único ponto que ainda perde é na interpretação de contextos mais longos, onde o Gemini 1.5 Pro continua a ganhar.
O Gemini 2.0 encontra-se criado para oferecer uma baixa latência, e desempenho adaptado para diferentes sistemas. O Gemini 2.0 Flash vai ser a primeira variante disponível, ainda em formato de teste. Este possui a capacidade de criar vídeos e imagens de forma nativa, além de complementar com melhorias na interpretação de texto.
A Google refere ainda que o novo modelo terá capacidades avançadas para aproveitar o desenvolvimento de uma nova categoria de agentes de IA, que podem realizar ações especificas com base nas medidas tomadas no mundo real.
Os utilizadores do Gemini podem já testar o novo modelo, escolhendo a opção “Gemini 2.0 Flash” no menu de versões existentes. A novidade deve ficar disponível diretamente da aplicação do Gemini durante os próximos dias.
O modelo encontra-se ainda disponível via o Google AI Studio e Vertex AI, e com as APIs da empresa, que permite aos programadores adaptarem o mesmo para as suas apps.
Espera-se que a disponibilidade geral venha a ficar confirmada em janeiro de 2025, e deve chegar a ainda mais produtos da empresa durante os meses seguintes.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!