As autoridades em Espanha, em uma ação conjunta com as autoridades no Peru, desmantelaram uma larga rede de esquemas realizados via chamadas, conhecido como vishing.
De acordo com as autoridades, foram detidos 83 suspeitos de praticarem os crimes, num grupo organizado especificamente para estas atividades nos dois países. As detenções aconteceram em várias cidades espanholas, bem como no Peru. O suspeito cabecilha desta operação também terá sido detido pelas autoridades em Espanha.
De acordo com a autoridades, o esquema envolvia largos centros de chamadas, que eram usados para a prática dos crimes. Estes operavam com mais de 50 “funcionários”, e terão enganado mais de 10 mil pessoas, num total avaliado em 3,000,000 euros.
Os atacantes usavam vários esquemas e informações para tentarem levar as vítimas a fornecerem dados sensíveis, que eram depois usados para a prática de crimes e roubo de fundos das contas bancárias.
Para tentar tornar as chamadas legítimas, os atacantes usavam números de telefone mascarados de entidades bancárias, onde caso as vítimas realizassem a pesquisa dos mesmos eram direcionadas para os números reais do banco – embora a chamada não fosse originária dos mesmos.
A maioria das atividades eram realizadas em Espanha, sendo que quando as vítimas realmente eram extorquidas, cerca de 20 a 30% dos ganhos eram depois enviados para os operadoras no Peru, interligando assim os dois países.
As autoridades recomendam que as vítimas deste esquema façam queixa do mesmo, de forma a não apenas ajudarem na investigação, mas também para poderem reaver possíveis perdas caso os ganhos sejam apreendidos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!