A Mozilla encontra-se a preparar para remover a funcionalidade Do Not Track do Firefox, algo previso de acontecer já a partir da versão 135.
O Do Not Track foi uma funcionalidade criada com o objetivo de criar um sistema universal, para os navegadores, dos utilizadores poderem requerer que os seus dados não sejam usados para personalização de publicidade. A ideia seria que o navegador, ao enviar o sinal de Do Not Track, indicaria às plataformas de publicidade que os utilizadores não pretendem que os seus dados de navegação sejam usados para tracking e publicidade personalizada.
Embora o conceito fosse bem estruturado, na realidade o sinal era raramente respeitado pelas plataformas de publicidade, com muitas a continuarem a realizar a recolha de dados independentemente do que fosse configurado. Embora tenha sido inicialmente projetada em 2009, esta faz bastante tempo que deixou de ser considerada como principal para garantir a privacidade dos utilizadores – tanto que, no Firefox, encontra-se desativada por padrão.
Com esta medida, o navegador torna-se um dos primeiros a oficialmente remover o Do Not Track das suas configurações. Em alternativa, a Mozilla recomenda que os utilizadores ativem, dentro do Firefox, o Global Privacy Control (GPC), que possui controlos mais apertados para limitar a recolha de dados dos utilizadores para fins de publicidade.
Por agora, a funcionalidade DNT encontra-se prevista de desaparecer das configurações do Firefox com a chegada da versão 135.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!