1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Logo da X

 

Várias contas da X, antigo Twitter, foram recentemente suspensas como parte de medidas da plataforma parta combater a mensagens de ódio e desinformação. E de acordo com algumas fontes, pelo menos 15 das mesmas terão sido de utilizadores em Portugal.

 

Segundo avança o jornal ECO, pelo menos 15 contas de utilizadores portugueses dentro da X foram suspensas por propagarem mensagens de ódio e desinformação. Algumas das contas teriam ligações políticas, entre as quais se encontram contas pessoais do CHEGA.

Segundo o “Projeto Global contra o Ódio e o Extremismo” (do inglês GPAHE), as contas terão sido associadas com grupos e atividades extremistas em Portugal, tendo sido aplicadas medidas na X relacionadas com as mesmas, entre as quais se encontra a suspensão temporária de publicação de conteúdos.

 

A GPAHE afirma que a conta oficial do CHEGA dentro da X foi uma das afetadas, sendo que no dia 13 de Setembro foi temporariamente bloqueada por violar as regras de conduta da plataforma. A esta sucederam-se várias contas associadas a membros do partido, entre os quais se encontra o líder do partido, André Ventura – que no passado já teve outras suspensões da plataforma por atitudes similares.

 

A conta de João Tilly, líder da distrital de Viseu e presidente do Conselho Nacional do partido, também foi banida no dia 17 de Outubro, sendo que o relatório da GPAHE indica que esta terá sido suspensa derivado dos conteúdos partilhados. O documento indica que Tilly é conhecido por partilhar teorias e mensagens de conspiração no YouTube, Instagram e na X, nomeadamente em campanhas contra vacinação da COVID e do reconhecimento da pandemia.

 

Mário Machado, conhecido dentro da plataforma como parte da campanha “Racismo Contra Europeus”, também teve a sua conta suspensa, depois de publicar conteúdos que foram considerados uma violação das regras de conduta da rede social de Elon Musk. O mesmo também já teve a sua conta suspensa no passado, nomeadamente em Fevereiro de 2022.

Também a conta de Afonso Gonçalves foi limitada, sendo que o relatório considera que a mesma encontra-se regularmente a partilhar conteúdos reconhecidos como comentários ofensivos e de ódio, sobretudo contra mulheres, imigrantes, homossexuais e pessoas de ascendência africana.

 

De relembrar que estas suspensões terão sido aplicadas de forma temporária, tendo em conta as medidas que Musk também se encontra agora a aplicar na X – onde os bloqueios permanentes serão cada vez mais raros, e invés disso, serão aplicadas apenas suspensões temporárias ou outras medidas de limitação de visibilidade de conteúdos dentro da rede.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech