1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Apple novos chips M3

 

A Apple acaba de revelar a sua nova geração de chips: o Apple M3, M3 Pro e M3 Max. Os novos chips, desenvolvidos em 3 nm, chegam com várias novidades interessantes para quem procura o melhor desempenho possível dos produtos mais recentes da Apple.

 

Estes novos chips focam-se em trazer ainda mais novidades e desempenho para os utilizadores dos sistemas da Apple, sendo particularmente interessantes sobretudo para quem esteja ainda em gerações antigas dos sistemas da Apple com processadores Intel ou para os M1.

 

Chip M3 Apple

 

Começando pelo M3, este novo modelo conta com 8 cores no CPU, divididos entre 4 cores de desempenho e 4 de eficiência, que a Apple refere fornecerem até 35% mais desempenho do que o M1 e 20% mais do que o M2. A nível da GPU, este conta com 10 cores, que agora se destacam por contar com suporte para ray tracing acelerado por hardware, e conjugado com Dynamic caching e Mesh shading. A Apple refere que o GPU do M3 fornece até 65% mais desempenho que o M1 e 20% mais do que o M2. Este modelo conta ainda com suporte para memória unificada de 24 GB.

 

Chip M3 Pro

 

Passando para o M3 Pro, este modelo conta com 12 cores de CPU, com seis de desempenho e seis de eficiência, e ainda 18 cores de GPU. Integra até 36GB de memória unificada e a Apple refere que é capaz de fornecer até 30% mais desempenho que o M1 Pro a nível de processamento, e até 40% mais a nível de GPU.

 

Apple M3 Max

 

Por fim, temos ainda o M3 Max, que se destaca por ser o modelo “de topo” da linha. Este conta com 16 cores de CPU, divididos em 12 cores de desempenho e 4 de eficiência. No GPU temos 40 cores. A Apple refere que o processamento da CPU é 80% superior ao M1 Max, e até 50% superior em comparação com o M2 Max. A nível de GPU, é até 50% mais rápido que o M1 Max e 20% mais do que o M2 Max.

A empresa foca o modelo Max como sendo direcionado para criadores de conteúdos de vídeo ou para quem necessite do melhor processamento possível para tarefas exigentes.

 

Resumo dos modelos M3 da Apple

 

Todos os novos M3 chegam com as melhorias da arquitetura de 3 nm, que devem ser mais eficientes a nível de energia comparativamente à arquitetura de 5 nm dos modelos de geração anterior. O grande foco da empresa com estes modelos é claramente a nível da GPU, com grandes melhorias de desempenho e suporte a tecnologias recentes. Quem tenha dispositivos M1 ou Intel certamente que irá notar as diferenças, mas ainda será uma difícil venda para quem já se encontre nos modelos da linha M2 – embora o desempenho seja, certamente, superior.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech