1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

jogadores de xadrex na mesa

 

A plataforma Chess.com é conhecida por ser uma das maiores para os amantes de xadrez, mas se possui uma conta nesta plataforma, é possível que os seus dados estejam agora à venda na dark web.

 

Um hacker confirmou ter roubado dados de mais de 828.000 utilizadores registados no portal, e encontra-se agora a vender os mesmos para os interessados na dark web. Curiosamente, os dados agora roubados não aparentam ter sido de origem num ataque direto aos sistemas da entidade. Invés disso, foi realizada a prática conhecida como “scraping”, com o objetivo de recolher dados de utilizadores de uma plataforma, usando ferramentas automáticas para o processo.

 

Os dados que foram recolhidos e encontram-se agora disponíveis não são de informações sensíveis da entidade, e não possuem diretamente senhas ou outros conteúdos similares. No entanto, resulta de uma recolha massiva de dados da plataforma, onde se integra nomes completos, emails, nomes de utilizador, links para o perfil, emails, países de origem dos mesmos, avatares, id único de cada utilizador e a data de inscrição na plataforma. Ao mesmo tempo, o número de utilizadores afetados não será da totalidade da plataforma – que conta com mais de 150 milhões de contas.

 

A entidade afirma que o leak dos dados afeta menos de 0,533% dos utilizadores registados na mesma, e que não envolve um ataque direto nos sistemas da mesma. Os dados no leak correspondem a informação que terá sido recolhida de várias formas, e que possivelmente já estaria visível publicamente, bem como usando técnicas para cruzar dados com outros leaks e plataformas.

Ainda assim, esta informação pode ser usada para os mais variados fins, onde se inclui para prática de phishing ou spam, usando para tal informação diretamente relacionada com os utilizadores.

 

No entanto, para os utilizadores afetados, ainda é recomendado que se altere a senha. Isto porque a informação agora divulgada pode ser cruzada com outros leaks na Internet, e eventualmente algum dos mesmos pode conter dados de senhas – que permitam comprometer as contas dos utilizadores, sobretudo para quem ainda usa a mesma senha para todas as suas plataformas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech