A equipa do Tor Project recentemente removeu um conjunto de relays da sua rede, que estariam a representar um risco de segurança e privacidade para os utilizadores da plataforma.
Os relays da rede Tor são sistemas, normalmente geridos por entidades que pretendem apoiar a rede, para direcionar o tráfego dos utilizadores para os locais corretos dentro da rede, passando a informação de forma encriptada e segura. Estes são muitas vezes geridos por entusiastas e voluntários que pretendem ajudar a rede a crescer.
No entanto, foi recentemente descoberto que alguns operadores de relays na rede estariam a operar os mesmos com fins monetários, onde realizavam esquemas associados com criptomoedas para obter ganhos injustamente, sem a aprovação da Tor Project.
De acordo com a mensagem da entidade, esta considera que os relays em causa são prejudiciais para a rede, por várias razões, sobretudo por não se encontrarem a par com os requisitos da entidade, e de fornecerem esquemas financeiros, que representam uma ameaça para a integridade da rede Tor como um todo.
Alguns dos relays agora desligados estariam a colocar outros utilizadores em risco, ao realizarem tarefas que não teriam sido aprovadas para tal, ou a funcionarem de regiões consideradas como sendo de elevado risco.
No entanto, a remoção destes relays também veio ativar alguma discussão entre a comunidade, que rapidamente apontou a existência de questões sobre as politicas para se aplicar um relay na rede tor, ou o que constitui uma violação dos termos da mesma.
A entidade afirma que, ao usarem os relays para fins monetários, os utilizadores encontram-se a descredibilizar a própria ideia da rede aberta Tor, e de como esta pode ser constituída por basicamente qualquer um.
De notar que todos os relays da rede Tor encontram-se publicamente acessíveis no site da entidade, o qual fornece bastante informação sobre a origem dos mesmos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!