1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Certificado SSL

 

Devido a vários problemas no processamento de certificados SSL, a Google decidiu remover a empresa espanhola Camerfirma da lista de autoridades com certificados SSL no Google Chrome – e que vai afetar todos os restantes navegadores, incluindo também o Firefox.

 

A Google alega que a remoção da entidade da lista de autoridades certificadas da empresa ocorre depois de vários problemas no passado com a mesma e sobre a geração de certificados SSL, no que esta considera como não estando nos requisitos de qualidade e segurança para uma entidade deste género.

 

A partir de meados de Abril de 2021, todos os sites na internet que tenham certificados da Camerfirma irão começar a ser considerados como inseguros pelo Chrome e Firefox (e todos os navegadores derivados dos mesmos).

Onde isto afeta os utilizadores portugueses? Bem, a Camerfirma tem uma sub-entidade portuguesa conhecida como “Multicert”. Esta entidade é responsável por emitir certificados SSL em Portugal para várias entidades de renome – sendo o caso de vários sites da operadora MEO, SAPO, GNR, entre outros.

 

Vários sites de fontes oficiais do governo ou de várias autoridades também se encontram sobre estes certificados, e até ao momento ainda não existe qualquer alteração sobre o funcionamento dos mesmos.

Mas então qual o problema disto? Bem, a partir de Abril de 2021 os certificados vão deixar de ser suportados numa grande maioria dos navegadores – atualmente é possível verificar erros sobre quem já se encontre sobre as versões de teste do Firefox, Chrome, entre outros.

 

mensagem de erro no navegador

 

Caso os certificados não sejam atualizados, os utilizadores irão começar a verificar uma mensagem de erro quando tentam aceder aos conteúdos – e aos sites das entidades.

 

mensagem de erro no chrome

 

É importante relembrar que os certificados Multicert encontram-se associados com centenas de websites em Portugal, e todos estes domínios irão deixar de se encontrar acessíveis pelos utilizadores em breve – ou irão apresentar mensagens de erro que vão tornar o uso dos sites consideravelmente mais complicado.

 

Infelizmente existe pouco que os utilizadores finais possam realizar neste caso. A retificação dos problemas deverá ser feita pelas entidades associadas com os sites que utilizem estes certificados. Para os utilizadores, uma das formas de corrigir o erro será selecionar a opção de “Aceitar os riscos” sempre que se tente aceder aos conteúdos – o que não será certamente uma das soluções mais intuitivas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech