Sistemas de cancelamento ativo de ruído em headphones não são algo novo, mas recentemente um grupo de investigadores revelaram uma nova tecnologia que pode otimizar este sistema.
Um grupo de investigadores da Universidade de Washington desenvolveram um novo sistema, capaz de cancelar o ruído apenas de algumas fontes. Este sistema permite melhorar o sistema de cancelamento ativo de ruído em headphones, mas invés de eliminar completamente todos os ruídos, é possível fazer uma seleção do que se pretende ou não deixar “passar”.
Este sistema usa IA para analisar o ruído, e com base nas configurações, adaptar o mesmo para permitir que este passe ou não para o utilizador. A ideia será criar um sistema que pode ser adaptado para remover apenas ruídos indesejados, como o de sirenes ou choro de crianças.
Através do sistema de algoritmos e treino via IA, este permite que apenas certos ruídos sejam filtrados. Os utilizadores podem ainda configurar inteiramente o sistema com base nas suas preferências – por exemplo, pode-se bloquear categorias de sons, e permitir outras.
Os investigadores apontam que um dos maiores desafios passa por processar os sons de forma relativamente rápida, tendo em conta que o sistema possui apenas 20 ms para processar os ruídos, antes dos utilizadores começarem a verificar diferenças com base no que “olham” do mundo real.
O sistema ainda se encontra em desenvolvimento, e atualmente conta com algumas falhas. Por exemplo, este não é inteiramente eficaz a diferenciar entre sons como o cantar e falar, levando a que os conteúdos possam ser filtrados incorretamente. Mas isto será algo que deve ser melhorado no futuro, conforme o modelo de IA também seja ajustado ao mundo real.
Os investigadores apontam que o sistema encontra-se pronto para ser lançado em formato comercial, mesmo com este problemas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!