Durante 2023, a Microsoft removeu várias funcionalidades antigas do Windows 11, e uma delas foi o WordPad. Considerado como uma alternativa mais robusta ao Bloco de Notas, o programa foi descontinuado pela empresa.
E agora, a empresa deixou os planos concretos do que vai acontecer ao WordPad em futuras versões do Windows. De acordo com o comunicado da empresa, com a Build 26020 do Windows 11, atualmente na versão Canary, o WordPad vai deixar de ser incluído no sistema.
Além disso, os utilizadores também deixarão de conseguir reinstalar o mesmo. Ou seja, o programa será inteiramente removido do Windows, e não será mesmo possível obter o programa novamente de forma manual.
Obviamente, apesar de o programa não ficar disponível de forma oficial, certamente que existem formas “não oficiais” de voltar a ter o WordPad no Windows, para quem realmente pretenda. No entanto, o programa em si não vai receber novas atualizações e não será suportado pela Microsoft.
Tendo em conta que o WordPad é apenas um executável, é possível usar o mesmo de versões antigas do Windows e usar em versões mais recentes – pelo menos até a Microsoft optar por bloquear essa possibilidade.
Obviamente, a ideia da Microsoft com esta medida também será focar os utilizadores para as versões do Microsoft 365, e mais concretamente do Word, que fornece todas e mais funcionalidades que as existentes no WordPad.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!