Em Setembro de 2023, a Microsoft já tinha confirmado que iria ditar o fim do WordPad no Windows 11. O antigo programa de edição de texto, que era uma versão bastante mais simplificada do Word, teria o seu desenvolvimento descontinuado e iria deixar de se encontrar em futuras versões do Windows.
Agora, com a chegada do Windows 11 24H2, o dia finalmente chegou. Esta versão do Windows 11 vai deixar de integrar o WordPad como uma das aplicações no sistema de origem. Embora os utilizadores ainda o possam instalar, esse processo encontra-se agora dentro das funcionalidades opcionais do sistema.
De relembrar que o WordPad encontrava-se no sistema praticamente desde o Windows 95. Este tinha vindo a receber algumas atualizações desde então, mas sempre se manteve como um programa nativo do Windows para simples edições de texto.
Agora, o mesmo chega oficialmente ao fim, e embora ainda possa ser instalado pelos utilizadores que realmente o pretendam, não irá receber mais suporte da Microsoft.
Esta medida não será de estranhar, tendo em conta que muitos utilizadores optam por soluções mais eficientes e poderosas, seja pelo Word ou via o Google Docs. Até mesmo a Microsoft tem vindo a incentivar o uso de alternativas como o Microsoft 365.
Um dos motivos pelos quais a Microsoft decidiu descontinuar o suporte do mesmo encontra-se no seu baixo uso, e no facto deste não receber atualizações faz bastante tempo, tendo em conta que ainda se encontra com o antigo visual do Windows 7.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!