1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

hacker em TV

 

Existe uma grande procura por boxes de TV Android, que permitem aceder a várias aplicações do sistema da Google no grande ecrã. No entanto, faz também algum tempo que existem algumas questões a nível de privacidade e segurança destes sistemas, tendo em conta que muitas das boxes no mercado – sobretudo as mais baratas – contam também com software modificado com malware ou outro género de alterações maliciosas.

 

Recentemente, a empresa de segurança Xlabs revelou ter descoberto um novo grupo de cibercrime, que tem vindo a usar boxes de TV Android e similares para distribuir malware, gerando milhões de dólares em receitas com a prática desde meados de 2015.

 

Os investigadores afirmam que este malware encontra-se com mais de 170.000 dispositivos ativos numa rede botnet, apelidada de Bigpanzi. No entanto, os investigadores também afirmam que foram identificados mais de 1.3 milhões de endereços IP que foram associados com as atividades do esquema, pelo que o número de dispositivos afetados pode ser consideravelmente superior.

 

esquema de publicidade maliciosa do malware

 

O Bigpanzi é um malware que se distribui sobre atualizações do firmware para boxes de Android TV e similares, e por vezes em apps distribuídas fora da Play Store. Os atacantes usam os dispositivos dos utilizadores para as mais variadas tarefas, a maioria relacionada com esquemas maliciosos.

Se instalado, o Bigpanzi é capaz de usar o dispositivo para ataques DDoS, para servir como proxy para outros utilizadores ou como forma de apresentar publicidade, com as receitas a serem enviadas para os criminosos.

 

O malware possui a capacidade de alterar diversas configurações do sistema, para se manter ativo e também para realizar as suas atividades. Entre estas encontra-se a ligação a diversos servidores de controlo, de onde são recebidos comandos para as mais variadas atividades.

 

Os investigadores apontam que a maioria dos dispositivos infetados pelo malware encontram-se localizados no Brasil, e que as atividades do mesmo têm vindo a surgir desde 2015. Os investigadores acreditam que as atividades deste malware têm vindo a ser realizadas de forma oculta e bastante cautelosa, para evitar a identificação, e que terão gerado milhões de dólares em receitas para os criminosos.

 

Durante a investigação, foram também descobertos indícios que podem indicar a origem do malware e os seus criadores, mas os investigadores não revelaram mais detalhes sobre este ponto, possivelmente deixando a questão para as autoridades.

 

As boxes de Android TV tem vindo a ser alvo de várias controvérsias, sobretudo pelas adulterações feitas com intenções maliciosas nas boxes baratas que se encontram disponíveis em várias plataformas online – incluindo em lojas como a Amazon.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech