A China encontra-se a dar largos passos nos avanços das tecnologias de IA, e recentemente, as autoridades aprovaram o uso de vários modelos de LLM no pais para uso público de algumas das maiores entidades no mercado.
Durante a semana passada, de acordo com a Reuters, 14 modelos LLM de IA foram aprovados pelas autoridades chinesas para uso no mercado, de empresas como a Xiaomi Corp, 01.AI, e 4Paradigm.
Desde Agosto do ano passado, as autoridades chinesas terão aprovado para uso oficial mais de 40 modelos de LLM, pouco depois de as empresas de tecnologia na China terem de receber aprovação do governo para usarem os seus modelos dedicados de IA.
Alibaba, Baidu e ByteDance são algumas das empresas que pretendem usar estas LLM para melhorar os seus produtos, e estão também na lista das primeiras que pediram autorização ao governo local para o uso dos modelos de IA das mesmas.
Em Novembro e Dezembro do ano passado, as autoridades tinham começado a aprovar algumas entidades. Mais o mais recente leque de empresas a receber esta aprovação ocorreu durante a semana passada.
Estas aprovações demonstram o interesse da China em avançar na corrida da IA, nomeadamente em criar modelos LLM de IA focados em ultrapassar os da OpenAI, que começaram a ser usados no ChatGPT desde 2022.
Obviamente, as empresas chinesas não são as únicas a quererem estar na frente da corrida. Também nomes como a Google e Meta lançaram os seus próprios LLM para as suas plataformas de IA, focadas em criar alternativas para as existentes da OpenAI, e poderem assim ganhar destaque no mercado.
Alguns destes modelos LLM podem ser abertos para o público em geral, embora a grande maioria seja focada para uso interno das próprias empresas – por exemplo, para melhorar algoritmos das mesmas e os seus próprios produtos e serviços.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!