Existe um novo esquema a propagar-se em Portugal, que pretende levar eventuais vítimas a instalarem aplicações maliciosas nos seus dispositivos. O esquema começa quando alguém começa por ligar a partir de um número de telefone falso, dizendo ser respeitante ao Banco de Portugal.
De acordo com o alerta do próprio BdP, a pessoa na chamada faz-se passar por um funcionário da entidade, e pretende levar as vítimas a instalarem aplicações maliciosas nos seus dispositivos.
Esta aplicação, segundo o dito pelo atacante, será usada para prevenir esquemas de phishing e ataques diretos contra a conta bancária da pessoa em causa.
A chamada é realizada através de um número de telefone associado com o próprio Banco de Portugal, usando técnicas de spoofing. Desta forma, apesar de o número apresentado durante a chamada ser legítimo, a pessoa da outra parte não é associada com a entidade.
O Banco de Portugal alerta os consumidores para terem atenção a qualquer chamada que seja proveniente do mesmo, e que peça para realizar atividades fora do comum, como a instalação de apps ou fornecimento de dados pessoais.
A entidade recomenda que os utilizadores que recebam uma chamada do número da entidade não atendam diretamente a mesma, e invés disso contactem a mesma de forma direta para obterem mais informações.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!