1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

logo Android 15

 

A Google encontra-se a lançar oficialmente a nova versão do Android 15 em formato de testes, que vai permitir aos programadores começarem a adaptar as suas aplicações para o novo sistema – e ao mesmo tempo, permite aos restantes utilizadores terem acesso a algumas novidades que vão ficar disponíveis nesta versão.

 

Numa nova publicação no blog do Android Developers, a Google afirma quais os pontos de foco principais para o Android 15. O primeiro será melhorar consideravelmente a privacidade e segurança, garantindo que os utilizadores podem usar os seus dispositivos sem terem de ficar preocupados com a recolha de dados ou a forma como os mesmos podem ser recolhidos.

 

Isso passa também por colocar a versão mais recente do Privacy Sandbox no Android, garantindo que o sistema pode funcionar corretamente dentro do sistema operativo para dispositivos móveis.

 

O segundo ponto de foco para a empresa será o desempenho, onde serão feitas várias mudanças internas para garantir o melhor desempenho possível para as aplicações no mesmo, e para o sistema em geral. Entre estas encontra-se a integração da nova Android Dynamic Performance Framework (ADPF), bem como melhorias a nível da gestão de bateria e de energia.

 

Por fim, a empresa pretende ainda adaptar o Android 15 para ser mais fácil e poderoso para quem prefira criar conteúdos. Os utilizadores passarão a ter mais controlo sobre as suas câmaras, e terão a capacidade de adicionar extensões para melhorar ainda mais as suas capacidades.

 

O Android 15 encontra-se atualmente disponível em formato Developer Preview, que se foca sobretudo para programadores poderem adaptar as suas apps às novas funcionalidades do sistema.

No entanto, ficará também disponível para teste nos seguintes dispositivos:

  • Pixel 6 e 6 Pro
  • Pixel 6a
  • Pixel 7 e 7 Pro
  • Pixel 7a
  • Pixel Fold
  • Pixel Tablet
  • Pixel 8 e 8 Pro

 

Espera-se que a versão final estável venha a ficar oficialmente disponível durante a segunda metade de 2024, e eventualmente começará a ficar acessível também para mais dispositivos de outros fabricantes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech