1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

OpenAI na luta

 

Elon Musk encontra-se de novo nos tribunais, e desta vez contra a OpenAI e os seus fundadores. De acordo com as mais recentes revelações, Musk terá avançado com um processo contra a OpenAI, os seus cofundadores Sam Altman e Greg Brockman, além de várias entidades afiliadas.

 

Em causa encontra-se o facto de Musk considerar que os criadores do ChatGPT terão violado os acordos iniciais da empresa, usando a OpenAI para fins lucrativos, invés de manterem a sua vertente sem fins lucrativos para a criação de tecnologias focadas em IA – e em como estas poderiam ajudar a humanidade.

 

De relembra que Elon Musk foi um dos investidores iniciais da OpenAI, na altura em que a empresa ainda se encontrava a dar os primeiros passos. O mesmo alega agora que Altman e Brockman o convenceram a integrar e investir na OpenAI em 2015, com a ideia de que a empresa iria manter-se focada na sua estratégia sem fins lucrativos, e com o objetivo de desenvolver sistemas que pudessem competir diretamente com a Google.

 

O acordo inicial que Musk alega indicaria que a OpenAI teria de realizar as suas tecnologias em formato aberto, e que todos poderiam usar as mesmas.

 

Musk acusa a OpenAI de ter mudado os planos quando começou a ganhar popularidade com os seus modelos de IA, mais concretamente depois de ter realizado a parceria com a Microsoft, passando de uma entidade sem fins lucrativos para uma organização com fins lucrativos – usando para tal as suas tecnologias de IA generativa.

 

O caso apresentado nos tribunais alega que a OpenAI passou de uma empresa aberta e transparente para ficar a trabalhar com o objetivo de criar receitas para uma parte apenas: a Microsoft.

 

O caso indica ainda que Musk terá doado mais de 44 milhões de dólares para a entidade entre 2016 e Setembro de 2020. Em alguns momentos, Musk terá sido mesmo um dos maiores investidores da OpenAI, quando esta ainda se encontrava a criar as suas tecnologias de IA generativa. De relembrar que Musk saiu da OpenAI em 2018, e embora tenha sido convidado a ter uma fatia do investimento na organização, o mesmo terá negado a mesma.

 

Enquanto isso, a X agora possui o seu próprio modelo de IA, com o Grok, que é considerado um rival para o ChatGPT.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech