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Spotify

 

O Spotify confirmou que vai aumentar o preço da subscrição da sua plataforma em França, derivado das taxas direcionadas a plataformas de streaming de música no pais.

 

Esta medida surge menos de três meses depois de a plataforma de streaming ter começado a desinvestir na região, tendo cancelado dois festivais que estavam previstos para este ano.

 

Desde o início do ano, uma nova lei em França impõe uma taxa de 1.2% nas principais plataformas de streaming de música no mercado, de onde se encontra o Spotify. As receitas desta taxa serão direcionadas para a Centre National de la Musique (CNM), que foi criada faz cerca de quatro anos para ajudar a industria musical no pais.

 

Praticamente todas as plataformas de streaming no mercado demonstraram-se contra esta nova lei, mas o Spotify foi uma das que mais se vincou contra a mesma – sobretudo tendo em conta que é também uma das mais populares no mercado.

 

O Spotify não confirmou quanto será exatamente o aumento, tendo apenas referido que os utilizadores em França terão uma das subscrições mais caras em toda a Europa. Os clientes da plataforma devem ser informados da mudança durante as próximas semanas, juntamente com os novos preços a pagar.

 

A empresa sublinha na sua mensagem que “Com a criação deste novo imposto, o Spotify seria obrigado a entregar cerca de dois terços de cada euro que gera em música aos detentores de direitos e ao governo francês. É claro que se trata de um montante muito elevado e que não permite a sustentabilidade do negócio. Como já dissemos há muito tempo, não podemos simplesmente absorver mais impostos”.

 

A empresa afirma ainda que se encontra a ser o mais transparente possível com os clientes relativamente a estas mudanças e dos motivos para tal, e que a mesma surge depois da empresa ter tentado tudo o que era possível para evitar o aumento de preços.

 

Curiosamente, esta medida não foi realizada pelo Spotify no Uruguai, onde a plataforma deixou de ficar disponível depois de ter sido aprovada uma lei similar, que iria praticamente duplicar os custos para o Spotify a pagar aos criadores de músicas. Invés de aumentar os preços, neste mercado a plataforma decidiu deixar de fornecer os seus serviços por completo.

 

No entanto, o mercado do Uruguai é bastante diferente do mercado em França, e é bem provável que exista uma base de utilizadores bastante mais extensa nesta região para a plataforma de streaming.

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