1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware
Siga-nos


A Devolo cedeu-nos mais um equipamento para testes, o dLAN 200AV USB Extender. Este dispositivo permite, através da solução powerline, interligar o seu computador com um dispositivo USB, como discos externos, impressoras ou Pens, em qualquer lugar da sua casa.

Além disso, o dispositivo poderá ser utilizado com outras soluções de powerline da Devolo, como o dLAN 500MB AVPlus Starter Kit (analisado pelo TugaTech em https://tugatech.com.pt/t5700-analise-devolo-plc-dlan-500mb-avplus-starter-kit ), tanto para a ligação USB como Ethernet.

Este equipamento permite ligações até aos 200 Mbps, numa distância máxima de 300 metros. Conta ainda com protecção AES de 128 bits e garantia de 3 anos.

Passemos ao conteúdo da embalagem:
- 2 adaptadores powerline (USB e ethernet)
- 1 Cabo RJ-45
- Instruções, garantia e CD de instalação





A instalação é bastante simples e não requer nenhuma configuração adicional. Basta ligar ambos os dispositivos e em poucos segundos está pronto. 
O CD de instalação contem algumas drivers e o software dos dispositivos, que permite ver, em tempo real, a taxa de transferência entre os dispositivos e alterar algumas opções adicionais, como a segurança e a performance em áudio.  O software está disponível para Windows, Linux e Mac.


Vamos agora passar a parte mais importante: os testes.

Testes

Os nossos testes foram realizados da seguinte forma:
- Instalamos o adaptador com a ligação ethernet num quarto e o adaptador com a ligação USB na sala, com poucos metros de distância. O adaptador com a porta ethernet encontrava-se ligado directamente ao computador, com uma placa de 1Gbps. O Adaptador USB foi ligado a um disco rígido externo USB 2.0.
IMAGENS DE AMBOS OS ADAPTADORES LIGADOS

Segundo os dados do programa da Devolo, conseguimos efectuar a ligação ao adaptador USB com uma velocidade de 27 Mbps.


Já entre a ligação do adaptador USB e o de Ethernet conseguimos obter um máximo de 158Mbps.


Tentamos efectuar a transferência de um ficheiro para o disco externo e obtivemos a seguinte velocidade máxima:


A velocidade máxima não é exactamente a referida para o equipamento, mas encontra-se, de certa forma, num valor próximo.E, tendo em vista as limitações do USB 2.0, a taxa média situou-se nos 3-5 Mbps.

Quanto á transferência de um ficheiro do disco para o computador, utilizando o dispositivo, obteve-se o seguinte valor:


Esta também se encontra próxima dos valores indicados pelo programa de Devolo para a residência e a ligação eléctrica.

Conclusão

Assim como no outra solução powerline da devolo, fica a questão: compensa comprar este tipo de dispositivo?
A solução que testamos (starter kit), no mercado, custa cerca de 130 euros.

Neste caso o uso não se prende com a velocidade obtida pela internet, mas sim na transferência de ficheiros e na boa ligação entre os dispositivos. Para uso doméstico, na ligação de discos externos, pens, impressoras ou qualquer outro dispositivo USB, trata-se de uma boa solução.
No entanto, dependendo da ligação, os valores podem ser alterados. Deve ter uma boa rede eléctrica na sua habitação se pretender utilizar estas soluções sem problemas.
Além disso também é de referir as interferências que podem ser causadas noutros dispositivos. No nosso caso e tal como a anterior solução testada pelo TugaTech, as nossas colunas de som emitiram diversos ruídos aquando a utilização do dispositivo, principalmente durante a transferência de ficheiros. 

A questão se compensa ou não comprar este tipo de solução parte do utilizador, segundo as suas exigências e os meios que possam ser utilizados. Mas, para um utilizador comum, existem soluções mais simples e baratas, embora nem sempre se tenha a mesma simplicidade e facilidade do que as soluções powerline.

Mais uma vez agradecemos a empresa Devolo por ter gentilmente cedido este dispositivo para testes no TugaTech.

Boa analise! Wink

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

sulier191522 escreveu:Muito prazer em ler este artigo, o artigo foi bem escrito, que eu admiro, que eu espero que você possa escrever mais

Boas,

Evite repetir sempre o mesmo texto em diversos posts... Wink

Cumps





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech