Durante o evento Google I/O, a Google revelou a sua futura geração de chips Tensor Processing Units (TPU), focados para uso em IA.
Esta nova geração de chips, apelidada de “Trillium”, vai ser lançada até ao final deste ano, e promete melhorias consideráveis a nível das tarefas de processamento relacionadas com IA.
Durante o evento, Sundar Pichai, CEO da Google, afirmou que a empresa tem vindo a trabalhar nos seus chips dedicados para IA faz anos, e que se encontra agora pronta para revelar a nova geração de chips a chegar ao mercado.
Segundo a empresa, esta nova geração fornece até 4.7 vezes mais desempenho no processamento de tarefas de IA que a geração anterior. A empresa afirma ter alcançado este feito ao expandir as matrix multiply units (MXUs) do chip, bem como aumentando a velocidade de clock do mesmo.
A par com estas melhorias, a Google afirma ainda ter duplicado o limite da largura de banda para memória com os novos chips, aumentando ainda mais as suas capacidades.
Outro destaque dos novos chips encontra-se no SparseCore, que segundo a Google, serão núcleos adaptados para o treino de modelos de IA. A empresa afirma que estes estão ainda mais rápidos, e podem realizar o treino de modelos de IA ainda mais rápido, bem como servir os mesmos com menor latência.
A nível da eficiência, Pichai afirma que os novos chips são um dos mais “eficientes de sempre”, algo que a Google considera importante para a futura geração de tecnologias de IA. A empresa afirma que os novos chips são até 67% mais eficientes a nível energético que a geração anterior.
Espera-se que estes novos chips venham a ficar disponíveis em futuras opções do Google Cloud, mas a empresa não revelou detalhes sobre o preço ou detalhes mais específicos do chip.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!